CENTRO DE DIA
CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE DIA DA ADFGU
Decorrem a bom ritmo as obras de construção do novo edifício do Centro de Dia e CATL na Freguesia de Guilhufe e Urrô. Em breve, a população terá à sua disposição um conjunto de serviços direcionados,
essencialmente, para as crianças e para a terceira idade.
Investimos, todos os dias, na melhoria das condições, e da qualidade de vida, da nossa população.
TUDO POR SI E PARA SI!
MISSÃO
O Centro de Dia é um Resposta Social, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. A criação do Centro de Dia, na Freguesia de Guilhufe e Urrô, pretende oferecer um serviço de proximidade diversificada, possibilitar às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, utentes e pessoas da comunidade, onde a qualidade da intervenção será uma exigência a ter em conta permanentemente na gestão desta Resposta Social.
OBJETIVOS
O Centro de Dia da ADFGU terá os seguintes objetivos:
-Garantir o exercício de cidadania e o acesso aos direitos humanos dos utentes, p.e. autonomia, privacidade, participação, confidencialidade, individualidade, dignidade, igualdade de oportunidades.
-Respeitar as diferenças de género, socioeconómicas, religiosas, culturais, sexuais dos utentes e/ou pessoas próximas.
-Respeitar o projeto de vida definido por cada utente, bem como os seus hábitos de vida, interesses, necessidades e expectativas.
-Transmitir e garantir aos utentes um clima de segurança afetiva, física e psíquica durante a sua permanência na Resposta Social.
Estabelecer uma parceria e articulação estreita com o utente e/ou pessoa (s) próxima(s),a fim de recolherem a informação necessária sobre as necessidades, expectativas, capacidades e competências; co-responsabilizá-los no desenvolvimento de atividades/ações no âmbito dos serviços prestados; participarem na gestão da Resposta Social.
-Desenvolver os cuidados ao nível da qualidade das relações que o utente vai estabelecer com todos os intervenientes (colaboradores internos e externos, voluntários, entre outros), para que os utentes possuam segurança e sentimento de pertença, assim como se sintam valorizadas para aderir ao processo de cuidados. Este sentimento é sustentado pelo respeito mútuo e pelo desenvolvimento de relações afetivas humanas, calorosas e recíprocas entre o utente e os intervenientes dos cuidados (colaboradores internos e externos, voluntários, outros).
-Compreender a individualidade e personalidade de cada utente, para criar um ambiente que facilite a interação, a criatividade e a resolução de problemas por parte destes.